domingo, 4 de junho de 2017

Campeonato da Rede Municipal de Educação de Criciúma

 TEMA: Raciocínio Lógico

 JUSTIFICATIVA: O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional que requer memorização e raciocínio lógico. É um recurso usado no campo da geometria e da álgebra para estudo de área, perímetro, volume, ângulos e algoritmos. Desenvolve a inteligência espacial, competências como memória, pensamento lógico-estratégico, capacidade de agir com iniciativa, criticidade e perseverança. O uso do cubo mágico como instrumento pedagógico leva as crianças a contraírem experiências de interação com o outro, assim organizam o pensamento, tomam decisões e procuram maneiras diferentes de jogar, produzindo conhecimentos: “na brincadeira, a criança explora as formas de interação humana, aprende a lidar com a espera, a antecipar ações, a tomar decisões, a participar de uma ação coletiva”. (BRASIL, 2007, p. 9).

OBJETIVOS:
·         Desenvolver a memória, a concentração e a sociabilidade entre os alunos.

AÇÕES:
·         Incentivar e orientar os alunos e professores a resolverem o cubo mágico (Formato 3x3x3 – Cubo de Rubik)
·         Reunir os alunos no Campeonato Municipal de Cubo Mágico, onde as escolas da rede municipal disputarão entre si por nível de ensino (Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Anos Finais do Ensino Fundamental).

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
·      Junho/ 2017- Email e memorando de divulgação o projeto.
·      14/06/2017 à 21/07/2017- Período de inscrição e entrega de cópia dos boletins do 1º trimestre dos alunos representantes das escolas.
·      13/08/2017- Divulgação do cronograma de realização da prova com horário aproximado de cada equipe.
·      26/08/2017 às 13h - Campeonato Municipal de Cubo Mágico. LOCAL: Nações Shopping. Rua Jorge Elias de Luca, 765. Bairro Nossa Senhora da Salete.

Regras da competição
v  Cada Unidade Escolar da Rede Municipal de Educação poderá inscrever até duas equipes: uma para os Anos Iniciais e outra para os Anos Finais.
v  Cada equipe deverá inscrever 4 competidores titulares e 2 competidores reservas.
v  Os critérios de seleção dos competidores para formar a equipe serão definidos pela Unidade Escolar.
v  Equipes dos Anos Iniciais, formada por 4 alunos, devem resolver 12 cubos no menor tempo possível.
v  Equipes dos Anos Finais, formada por 4 alunos, devem resolver 20 cubos no menor tempo possível.
v  A equipe deve estar presente quando for chamada.
v  Os cubos e o cronômetro serão fornecidos pelos organizadores do campeonato.
v  As provas serão realizadas por duas equipes simultaneamente.
v  Os cubos antes de serem resolvidos serão embaralhados.
v  Os cubos serão colocados sobre uma mesa, quando o capitão da equipe disser que a equipe está pronta, o juiz autoriza o capitão da equipe a iniciar o cronômetro e, só então, os competidores poderão começar a resolver os cubos. Os cubos deverão ser colocados em cinco fileiras com quatro cubos e, quando o último cubo for colocado sobre a mesa, o capitão poderá parar o cronômetro.
v  Um competidor pode finalizar a resolução de um cubo iniciado por outro participante da equipe.
v  Caso algum cubo estrague, será imediatamente substituído por outro.
v  O tempo será anotado pelo juiz e utilizado para a classificação das equipes.
v  Todas as equipes terão apenas uma chance para resolver os cubos.
v  O limite máximo de tempo será de dez minutos e, caso a equipe não termine de resolver todos os cubos nesse tempo, o juiz anotará a quantidade de cubos resolvidos.
v  Se nenhuma equipe resolver os cubos dentro do limite, vence a equipe que resolver o maior número de cubos em dez minutos.
v  Quanto à classificação, as notas do primeiro trimestre, dos competidores, serão consideradas para a classificação final, da seguinte forma:
a)     O tempo será transformado em pontos. Cada segundo corresponde a um ponto.
b)     As notas serão transformadas em pontos. Cada décimo corresponde a um ponto.
c)     As escolas que avaliam por conceito, devem convertem as notas dos competidores para números.
d)     A equipe vencedora será aquela que obtiver a menor pontuação.
e)     Pontuação das notas dos Anos Iniciais: Considerando-se que a nota 7,0 é a média para aprovação, que cada aluno tem notas em 8 disciplinas, sendo 4 alunos na equipe teremos uma pontuação parâmetro de 224 pontos (7 x 8 x 4). Faz- se a soma das oito notas dos competidores titulares (disciplinas de Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Ensino da arte, Educação Física, História, Geografia e Ensino Religioso). Verifica-se o valor dos pontos que excedem a pontuação parâmetro. Logo, calcula- se a pontuação final que será a diferença entre os pontos do tempo e os pontos que excederem a pontuação parâmetro.
Exemplo: Uma equipe leva 4min48seg para resolver os cubos, transformando tempo em pontos (4 x 60 + 48= 288), fica com 288 pontos em relação ao tempo. Sabendo que 224 é a pontuação parâmetro e que a soma das notas do 1º trimestre dos membros titulares da equipe é 294, percebemos que o valor excedente é de 70 pontos (294 – 224 = 70). Logo a pontuação final será: 288 - 70= 218 pontos.

f)      Pontuação das notas dos Anos Finais: Considerando-se que a nota 7,0 é a média para aprovação, que cada aluno tem notas em 9 disciplinas, sendo 4 alunos na equipe teremos uma pontuação parâmetro de 252 pontos (7 x 9 x 4). Faz- se a soma das nove notas dos competidores titulares (disciplinas de Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ensino da arte, Educação Física, História, Geografia e Ensino Religioso). Verifica-se o valor dos pontos que excedem a pontuação parâmetro. Logo, calcula- se a pontuação final que será a diferença entre os pontos do tempo e os pontos que excederem pontuação parâmetro.
Exemplo: Uma equipe leva 7min01seg para resolver os cubos, transformando tempo em pontos (7 x 60 + 1= 421), fica com 421 pontos em relação ao tempo. Sabendo que 252 é a pontuação parâmetro e que a soma das notas do 1º trimestre dos membros titulares da equipe é 269, percebemos que o valor excedente é de 17 pontos (269 – 252 = 17). Logo a pontuação final será: 421 - 17= 404 pontos.

v  Os competidores das equipes dos Anos Iniciais e dos Anos Finais receberão medalhas para o 1º lugar, 2º lugar e 3º lugar.
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CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO 2017
REDE MUNICIPAL DE CRICIÚMA
FICHA DE INSCRIÇÃO – ANOS INICIAIS
ESCOLA:

RESPONSÁVEL PELA EQUIPE:
EMAIL:
TELEFONE:

COMPETIDORES TITULARES (Nome completo)
1-
2-
3-
4-

COMPETIDORES RESERVAS (Nome completo)
1-
2-


Atenção:
As fichas de inscrição e cópia dos boletins do 1º trimestre dos alunos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação de Criciúma para a Coordenação de Matemática.
O prazo de inscrição é de 14 de junho a 21 de julho.




CAMPEONATO DE CUBO MÁGICO 2017
REDE MUNICIPAL DE CRICIÚMA

FICHA DE INSCRIÇÃO – ANOS FINAIS
ESCOLA:

RESPONSÁVEL PELA EQUIPE:
EMAIL:
TELEFONE:

COMPETIDORES TITULARES (Nome completo)
1-
2-
3-
4-

COMPETIDORES RESERVAS (Nome completo)
1-
2-


Atenção:
As fichas de inscrição e cópia dos boletins do 1º trimestre dos alunos deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação de Criciúma para a Coordenação de Matemática.
O prazo de inscrição é de 14 de junho a 21 de julho.



REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações para a Inclusão  da  Criança  de  Seis  anos  de  Idade.  Brasília: Ministério da Educação,  Secretária  de Educação Básica, 2007.


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